terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ato simbólico marca entrada na Via Campesina

Pescadores e pescadoras artesanais, reunidos em Brasília, realizam ato simbólico e mística para entrada do movimento na Via Campesina, que hoje no Brasil é formada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Movimento de Mulheres Campesinas (MMC), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Federação dos Estudantes de Agronomia (FEAB).

“Nós somo um movimento autônomo e pluralista”, disse Marina dos Santos, do MST, que representou a Via Campesina no ato. Ela abriu o ato comentando o que é o movimento, as regiões do mundo onde está presente e as questões centrais como a “soberania alimentar” e a “produção saudável sem uso de agrotóxico”.

O representante do MPA, Hélio, ainda lembrou que “nós (camponeses) produzimos mais de 70% da comida que vai para a mesa do povo brasileiro”. Em seguida os representantes dos estados, participantes da I Conferência Nacional da Pesca Artesanal, ofereceram objetos simbólicos. Marina ainda ganhou a bandeira do Movimento dos Pescadores e deu a bandeira da Via de presente e, aos poucos, o momento se transformou em uma grande roda, com diversas palavras de ordem e músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário