quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Comissão do governo teme realização da I Conferência Nacional da Pesca Artesanal


Representantes do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) temem organização da I Conferência da Pesca Artesanal, que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de setembro, e convocam integrantes do movimento dos pescadores e pescadoras e Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) para propor novas estratégias e tentar evitá-la .

A reunião aconteceu ontem, dia 15, em Recife (PE) com a participação dos representantes do Ministério da Pesca e aqüicultura (MPA), Altemir Viana, Assessor de Acompanhamento das Superintendências Estaduais, Luiz Alberto Sabanay, Assessor de gabinete do ministro, João Diaz Machado, da Coordenação da Pesca Artesanal, e o chefe de escritório da Superintendência de Pernambuco, Sérgio Matos. Além deles, Josias Clementino, representante dos pescadores, Laurineide Santana e Severino Antonio, do CPP.

Durante a conversa os representantes do governo federal argumentaram que a conferência organizada apenas por pescadores e pescadoras artesanais “está desfocada” e que todos deveriam “combinar o jogo do processo”. A preocupação deles é com o enfraquecimento da III Conferência de Aquicultura e Pesca, organizada pelo MPA entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

Segundo informações confirmadas pelos três assessores especiais do ministro da pesca, no dia anterior, 14, o grupo esteve em Fortaleza (CE). Hoje seguiram para Salvador (BA) e de lá para São Paulo (SP), mas a proposta é encontrar representantes do movimento em quase todo o Brasil. Em todas as cidades a proposta é a mesma “abrir o diálogo” com cara de negociação.

2 comentários:

  1. Parabéns a todas e todos que vivem da maré!
    Esse governo é campeão em cooptação dos movimentos sociais, façam diferente.
    Sem autonomia a morte é certa.
    Axé
    BAguinha (Ronaldo Oliveira)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza será um marco no processo de organização dos pescadores e pescadoras do Brasil. Será um momento importante para consolidar o que já vem ocorrendo nos estados: efetiva luta das comunidades tradicionais pesqueiras em defesa dos seus territórios contra a ganancia e a exploração do capital.

    ResponderExcluir